terça-feira, 24 de agosto de 2010

A beleza do JUMPBOX

Estou ressucitando (ainda estão na UTI, mas tenho esperanças) minhas habilidades técnicas para Administração de Sistemas e Programação.  Há algum tempo atrás, tomei a decisão de só ser nerd para meu proveito próprio e não para outros.  Estava cansado de administrar projetos que simplesmente não iam para frente por motivos "não-técnicos", mas isso é história para outro POST...

Bom, alguns anos depois, a vida do desenvolvedor ficou muito mais fácil.  IDEs avançados fazem com que simplesmente não precisemos lembrar sequer da sintaxe de comandos... ehehehe... mas isso TAMBÉM é assunto de outro POST...

O POST de hoje fala como montar uma infra básica de desenvolvimento, pré-produção e porque não produção também em ambientes virtualizados.

Tudo começa com o Jumpbox.

Jumpbox é um site que se especializou em montar máquinas virtuais pré-configuradas com uma série de pacotes e que podem ser ativadas com um VMWare Player básico, mas que também podem rodar "out-of-the-box" num ambiente EC2 da Amazon.

Basicamente, isso significa que você pode desenvolver seu sistema do jeito que você quiser.  Terminando o desenvolvimento e homologando a coisa, você manda TUDO (sistema E ambiente) para um ambiente virtualizado como o EC2.  Pense que você também pode construir muito rapidamente um ambiente de produção usando a imagem de sua máquina virtual.

Tudo muito fácil, tudo muito simples, tudo muito rápido.

Estou baixando umas máquinas virtuais e vou postando aqui os desenvolvimentos.

Por enquanto, visite Jumpbox.

Highly recommended... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário